Nesse caso, dizemos que esse animal é bulímico, situação que pode estar associada ao medo da falta de alimento no caso de competição por comida entre vários cães, ao desequilíbrio neuro-hormonal, ao tédio, à ingestão de alimentos com concentração de energia insuficiente ou a um problema de assimilação digestiva. As variações de peso do animal e a observação precisa de seu comportamento permitem com que o dono do animal possa ajudar o veterinário a diagnosticar uma dessas hipóteses.
Reduzir a quantidade de alimentos consumido diariamente pelo cão pode representar um problema, uma vez que o animal não aceita bem a limitação do volume de seu alimento. Se na tentativa de fazer com que seu cão emagreça, você racionar a quantidade de alimento a que ele está habituado, estará correndo o risco de provocar deficiências de nutrientes. O objetivo do alimento da Nutrição Saúde adaptado à situação de excesso de peso, portanto, consiste em manter o volume do bolo alimentar, mas concentrá-lo com nutrientes essenciais e reduzir o consumo de calorias. Graças à palatabilidade reforçada deste alimento, o que aumenta sua aceitação pelos animais, e um croquete de densidade específica, que alivia a sensação de fome entre as refeições, um alimento light da linha Nutrição Saúde se destaca como uma ajuda eficaz para cães com baixo nível de atividade ou esterilizados e que tenham tendência de engordar.
Ao fornecer um alimento light a um cão com tendência para engordar, espera-se observar a alteração de seus hábitos alimentares. Uma caminhada mais longa também irá lhe proporcionar uma oportunidade para gastar sua energia. As brincadeiras que promovem a interação entre o dono e seu animal são muito apreciadas. As guloseimas devem ser evitadas, a menos que seu conteúdo de energia esteja sendo contabilizado ao total do consumo diário de calorias.
Um ou dois quilinhos a mais, aparentemente não prejudiciais ao animal, podem, de fato, levá-lo a desenvolver a obesidade, que por si só é considerada uma doença e que deve ser levada a sério, já que é a causa de doenças articulares graves (artrose, ruptura de ligamentos ...), de problemas cardiorrespiratórios entre outras coisas. Além disso, a obesidade também reduz a capacidade de reprodução e provoca graves problemas de pele. No geral, a obesidade acaba reduzindo a expectativa de vida do cão.
Uma vez que o diagnóstico tenha sido estabelecido pelo médico veterinário, que também determina o nível em que o cão está sendo afetado, o sucesso do tratamento alimentar para o emagrecimento é essencialmente condicionado pela consciência do dono e sua determinação em fazer com que seu companheiro siga a dieta prescrita. Talvez sejam necessários vários meses de dieta para que o cão emagreça. Portanto, lembre-se, é sempre melhor prevenir do que remediar!