Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
enquete
qual a melhor raça de companhia para crianças?
boxer
pastor alemão
chow chow
basset hound
terrier
podle
dalmata
sird
Ver Resultados

Rating: 2.1/5 (7 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Baixe o Flash Player para executar...

CUIDADOS
CUIDADOS

Os Pelos

Banho

A frequência do banho se difere de acordo com a textura do pelo: os pelos muito curtos devem ser lavados somente quando estiverem sujos, pelos curto, duas vezes ao ano, pelos médios e longos a cada três meses. Os cães pequenos podem ser lavados em uma bacia ou banheira para bebês, já os cães de grande porte devem ser lavados em banheira ou ao ar livre, se temperatura externa permitir. Um tapete de borracha pode impedir que o animal escorregue, o que pode feri-lo ou assustá-lo. Use água morna e um shampoo especial para a pele canina. É melhor usar shampoos veterinários, uma vez que o pH da pele do cão é diferente da do homem. A pelagem deve ser escovada antes do banho para desembaraçar os pelos. Depois de molhar o corpo inteiro do cão, tudo que você precisa fazer é deixar o shampoo fazer espuma, tomando cuidado com a cabeça e as orelhas. Retire bem a espuma e o seque com uma toalha.

Muda

Independente do tipo de pelo, eles crescem, morrem e se renovam. Os cães com estilo de vida outdoor mudam de pelo duas vezes ao ano, na primavera e no outono, estações que correspondem à mudança na luminosidade. Os cães com estilo de vida indoor estão menos expostos às mudanças de luminosidade e, portanto, perdem pelo durante todo o ano, sendo que na primavera e no outono esta perda se torna mais intensa. A manutenção através da escovação e de banhos permite eliminar os pelos mortos da pelagem. Dependendo do tipo de pelo, a frequência desses cuidados e  os equipamentos utilizados se diferem.
Para determinados tipos de pelos, não hesite em deixar seu cão nas mãos de um profissional.

Pelo curto

Passe uma escova de borracha no sentido contrário ao nascimento dos pelos para remover caspas e pelos mortos. Depois, passe uma escova com cerdas no sentido de crescimento dos pelos. A escovação só estará completa depois que você lustrar a pelagem com uma flanela umedecida.

Pelo curto e duro

Em virtude da densidade da pelagem (presença de subpelo), o cão deve ser escovado a cada dois dias. Passe a escova rastelo no sentido contrário para remover pelos e células mortas e afinar o subpelo. Para finalizar, use uma escova de cerdas na direção do crescimento dos pelos para remover tudo que tiver soltado do pelo. Um pente de dentes grandes pode ser utilizado na cauda e nas pernas. A pelagem dos cães de pelo duro, como o Dachshund Pelo Duro ou o West Highland White Terrier, deve ser desbastada de 4 a 5 vezes ao ano com uma navalha. Isso permite arrancar os pelos mortos presos entre a navalha e o polegar. Esta remoção não dói quando feita corretamente, puxando na direção do crescimento dos pelos.

Pelo longo

Pelos longos requerem desembaraço e escovação diários. Com Afghan Hounds, por exemplo, isso pode levar até uma hora por dia. O uso de uma escova rastelo no sentido do crescimento do pelo remove nós e subpelos. Você deve ter cuidado para não machucar o cão. Com cães de pelo sedoso (Yorkshire Terrier, Afghan Hound ...), use uma escova para lustrar a pelagem. Em cães com subpelo abundante (Collie ...), as impurezas podem ser removidas com uma escova de metal. Os pelos atrás das patas devem ser desembaraçados com um pente de dentes grandes. Apare a pelagem e remova os pelos que formam nós e retêm as impurezas com uma tesoura (pastas, peito, espaços entre os dedos).